sexta-feira, 8 de setembro de 2017

O Casulo por Camila Moraes

Camila linDeusa partilha conosco um pouco do seu Casulo. Gratidão amada 🙏❤️🦋

" O casulo é um processo que não se resume àquelas sessões, àqueles dias.
Ele já estava lá quando o desejo brotou, e está aqui, em mim,  acontecendo ainda.

Enfim, cheguei em Chã Grande. O silêncio sagrado daquele lugar me ajudou a acalmar e esvaziar a mente o quanto pude, o quanto foi.
Tive a honra de ser guiada pela amada amiga Neusa na minha primeira coleta. Ela caminhou comigo mostrando ervas e plantas com as quais já tinha familiaridade, e em algum momento, me sinalizou que dali voltaria, e que eu poderia seguir.

Agora respiro lentamente e consigo reviver a sensação do que foi estar ali, sozinha e livre na natureza. É certo que cada pessoa sente à sua maneira. Para mim aquela coleta foi, e as outras seguiram sendo, um momento de deleite absoluto! As plantas me atraíam pela forma, pela cor, pelo movimento, pelo volume, pela textura... conversavam comigo e algumas me pediam para serem cheiradas, ou era eu que pedia pra que elas tivessem aquele cheiro que eu conhecia e que tinha tanta saudade.

Para minha surpresa, eu conhecia muitas delas: você é umbu, você é hortelã, você é araçá, você é boldo, você é jaboticaba! Algumas vezes somente cheirar não era suficiente, de modo que a coleta se tornou uma refeição. Sim, aquilo me nutria em muitos níveis.

Em alguma das coletas Lua quis me acompanhar. Me levou para além das cercas, e, com mímicas, me pedia autorização para quebrar o silencio, toda vez que encontrava alguma coisa nova que queria me apresentar e ensinar. Outra guia mais que especial!

Muitas mágicas aconteceram naqueles dias, alimentos, banhos, preces, sonhos, naqueles casulos.
Mágicas que ficaram aqui encubadas e que foram aparecendo ao longo do dias, semanas e meses que seguiram, seguem e ainda seguirão.

Casulo é processo, é instrumento para os processos, o meu e o de cada um.
Gratidão eterna às pessoas lindas que figuraram nesse capítulo tão feminino, dessa história que se escreve, que é a minha, Livia, Neusinha, Déa, Laíse, Ana Flávia, Ylana, Olga, Lua, Jô, Clara . ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário